quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Woodstock e o Brasil

Janis Joplin
Festival de Woodstock 1969

Observando o comportamento de algumas tribos, resolvi pesquisar um pouco a tendência rippie.

Nos Estados Unidos se comemoram 40 anos do festival de música de Woodstock. O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana para meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas para boicotar o festival, o evento provou ser reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.

Muita coisa mudou no Brasil depois do festival. Houve coqueluche da prática do camping por jovens desacostumados em sair do conforto da casa dos pais. Saíram pelo país armando barracas, tentando imitar Woodstock – Aqui na Bahia em Salvador/Arembepe, a Aldeia dos Rippies, também marcou história com passagens de Janis Joplin, Lulu Santos e outros famosos. Assim surgiram os Rippies e outras conseqüências como enlatados, comidas instantâneas, LSD, bebidas, violeiros e flautistas com suas composições e arranjos.

Denominados “Rippie Chique” por dependerem das mesadas de papai e mamãe, viviam também dos seus artesanatos de brincos e penduricalhos. Diante da enorme dificuldade em vender os frutos de seus esforços, os artistas passavam a usar sua própria produção, dando retoques e reciclando suas vestimentas. A moda dessa tribo era: calça jeans, jaqueta, camiseta pintada à mão, bolsas enormes e sandálias com sola de pneu ou couro rasteira. Tenho fotos de alguns parentes usando “calça boca de sino” e “sapato cavalo de aço”.

De todo esse movimento e sua mensagem em particular, me parece que não captamos a “Paz e Amor”, ficamos com a descontração. A moda vai e volta, os princípios, perdem-se no tempo. Precisamos mudar isso!!

Algumas gírias que caíram de moda:

À beça
Bacana
Barato
Barra limpa
Batuta
Beca
Bicho
Boa pinta
Bode
Botar pra quebrar
Broto
Bulhufas
Cafona
Carango
Chapa
Chato de galocha
Dar no pé
Do arco da velha
Estourar a boca do balão
Fichinha
Gamado
Grilado
Ir na onda
Joia
Pão
Patavinas
Patota
Pé de valsa
Pindaíba
Pombas!
Pra frente
Quadrado
Sacou?
Serelepe
Supimpa pra dedéu
Transado
Traquinas
Tutu
Um estouro!
Xuxu beleza!


Bjs
MRebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário